Discente do PPGFisio, Oliveira Neto, é entrevistado acerca da sua trajetória na série “Avançando Juntos” do Governo do Ceará

Data de publicação: 12 de julho de 2021. Categoria: Notícias

O discente do PPGFisio e preparador físico Francisco de Oliveira de Neto foi entrevistado para a série “Avançando Juntos” do Governo do Ceará.

Essa entrevista abordou sobre a trajetória dele com o vôlei de praia cearense, sendo treinador de atletas medalhistas em Olimpíadas e Mundiais.

O referido preparador físico é servidor e atua nas ações e programas da Secretaria do Esporte e Juventude do Ceará (Sejuv), aplicando os mesmos princípios que o transformaram em referência na preparação de atletas do vôlei de praia para competições internacionais, como jogos Pan-Americanos e Olimpíadas.

Em 2003, Oliveira foi preparador físico dos atletas Larissa França e Luiz Júnior Corrêa (Luizão), medalhistas nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na República Dominicana. Depois, o treinador ingressou na parceria formada por Larissa e Juliana Silva. Depois de Shelda, Franco e Roberto e Márcio, veio a Larissa e Juliana.

A primeira conquista de Juliana e Larissa veio em 2004, com vice-campeonatos do Circuito Mundial e Brasileiro. Juntas, elas se tornaram bicampeãs pan-americanas, com o 1° lugar nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2007, e Guadalajara, em 2011. Estiveram nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. Também tornaram-se campeãs mundiais em 2011. A consagração da dupla veio em 2012, com a conquista da medalha de bronze das Olimpíadas de Londres e do heptacampeanato do Circuito Mundial.

Ao longo da parceria, que terminou em 2012, Juliana e Larissa acumularam participações em diversos torneios e campeonatos, somando mais de 100 títulos e inúmeras medalhas. Oliveira Neto acompanhou tudo de perto, sendo responsável por prepará-las para os caminhos de areias escaldantes que as conduziram à solidez do pódio.

Com inúmeros campeonatos e vitórias no currículo, Oliveira revela que o esporte também possibilita memórias tão valiosas quanto as medalhas conquistadas. “O vôlei de praia me deu esse presente, de poder construir projetos vitoriosos e aprender todas essas coisas no decorrer desse caminho. Essa relação vai muito além do treinador-atleta, é um emaranhado de relacionamentos. A família participa. Pessoas próximas dos atletas e dos treinadores participam de todo esse processo”, disse o treinador, que também é pai de duas filhas.

Atualmente, o servidor também é instrutor de vôlei de praia da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e aluno do mestrado em Fisioterapia e Funcionalidade na UFC. Além disso, Oliveira também atua como mentor de atletas e outros profissionais.

Para saber mais, acessar: https://www.ceara.gov.br/2021/07/12/conheca-a-trajetoria-do-servidor-oliveira-neto-pilar-do-volei-de-praia-cearense-medalhista-em-olimpiadas-e-mundiais/

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia e Funcionalidade – ppgfisio@ufc.br – 3366-8091