Normas para o Recebimento da Versão Final de Dissertações

A entrega da versão final de Dissertações para publicação no Repositório Institucional é requisito para solicitação da emissão de diploma. O aluno possui o prazo de até 30 dias corridos após a apresentação da Defesa para envio da versão final da Dissertação e demais documentos necessários.

Somente após o arquivo final ser aceito, dentro das normas acadêmicas estabelecidas, pela equipe da biblioteca que gerencia o Repositório Institucional é que se torna possível dar entrada no pedido da emissão do Diploma de Mestre.

A Biblioteca Universitária (BU) coleta e divulga as Teses e Dissertações defendidas na Universidade por meio do Repositório Institucional (RI) e do catálogo online (Pergamum), disponíveis para acesso público.

Requisitos

• A versão final do trabalho deverá seguir o modelo disponível em Documentos e Formulários;
  • O aluno deverá encaminhar a versão final do trabalho aprovada pelo orientador para a secretaria do PPGFisio, através do email ppgfisio@ufc.br, juntamente com os documentos “Entrega de exemplar definitivo da dissertação” e o Termo de Autorização para Disponibilizar Documentos Digitais preenchidos (Atenção: todos os dados solicitados devem estar preenchidos, inclusive Orcid e Lattes);
  • Entregar o trabalho exclusivamente em formato eletrônico, em um arquivo único em formato PDF/A (da capa aos anexos da Dissertação) – Ferramenta de conversão PDF para PDF/A; Validador de PDF/A ;
  • Os elementos obrigatórios para divulgação (Cards, Infográficos, Vídeos) deverão estar no arquivo PDF/A da versão final do trabalho, seguindo o modelo anteriormente citado, e também serem enviados em alta resolução, separados, como anexos, para o email ppgfisio@ufc.br . Clique no link para conferir as orientações acerca do material;
  • Os cards e infográficos deverão ser elaborados seguindo as instruções presentes no modelo da Dissertação;
  • A folha de aprovação deve obrigatoriamente estar sem as assinaturas dos membros da banca avaliadora para divulgação nos repositórios digitais da UFC;
  • A catalogação na publicação (ficha catalográfica) é elemento obrigatório nos trabalhos acadêmicos e pode ser elaborada pelo próprio aluno por meio do Módulo de Elaboração de Fichas Catalográficas, disponível no site da Biblioteca Universitária, através do link https://biblioteca.ufc.br/pt/servicos-e-produtos/ficha-catalografica/

OBS: Lembre-se de usar letras maiúsculas somente na inicial da primeira palavra do título e em nomes próprios.

• Os trabalhos devem ser apresentados de acordo com as normas de documentação e informação da ABNT. As bibliotecas oferecem serviço de orientação quanto à normalização dos trabalhos. Consulte também o Guia de Normalização da UFC, disponível no link https://biblioteca.ufc.br/pt/servicos-e-produtos/normalizacao-de-trabalhos-academicos/
  • ATENÇÃO: as palavras-chave/descritores devem ser escolhidos a partir da consulta ao DeCS (https://decs.bvsalud.org/).
  • No caso de  trabalhos que envolvem patentes ou embargo, ou seja, quando não é permitido o acesso imediato ao conteúdo integral do documento durante um determinado período de tempo, deve ser informado o tipo de permissão de acesso ao trabalho como “Acesso embargado” e também a data de liberação no Termo de Autorização para Disponibilizar Documentos Digitais. O artigo 9º. da Política de Informação da UFC apresenta detalhadamente os casos em que fica desobrigada a publicação do documento na íntegra no RI. O termo de autorização ficará em poder da pós-graduação.

Checklist dos anexos para e-mail de entrega:

• Dissertação Versão Final (no formato PDF/A).
  • Elementos obrigatórios para divulgação (Cards, Infográficos, Vídeos) em alta resolução.
  • Documento “Entrega de exemplar definitivo da dissertação”.
  • Termo de Autorização para Disponibilizar Documentos Digitais.

Fluxo da entrega do trabalho

• O aluno solicita à secretaria do PPGFisio que efetue o depósito do seu trabalho no Repositório Institucional (RI), de acordo com os formatos especificados;
  • A secretaria cadastra o trabalho no RI e submete à biblioteca para revisão;
  • Verificando-se que a normalização está de acordo com as normas da ABNT, a biblioteca libera o trabalho para acesso público;
  • Nos casos em que o depósito da versão final é rejeitado pela Biblioteca, o aluno receberá um e-mail da equipe do RI informando o que precisa ser corrigido antes de solicitar uma nova submissão.

OBS: Segundo a Portaria nº 206, de 4 de setembro de 2018, os bolsistas da Capes devem, obrigatoriamente, inserir nos agradecimentos a seguinte nota: “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001″, para trabalhos em português, ou “This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001″, para trabalhos em inglês.

Não compete às equipes de secretaria dos PPGs realizar análise de formatação e revisão dos trabalhos entregues, quaisquer dúvidas sobre o assunto devem ser encaminhadas às equipes das bibliotecas.