Objetivos e Perfil do Egresso

Objetivos (geral e específicos):

Geral:

O Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia e Funcionalidade (PPGFisio) tem o objetivo de formar mestres e doutores (no futuro breve) com excelência no ensino e pesquisa, pautado na funcionalidade, com produtos de relevante impacto na sociedade.

Específicos:

• O PPGFisio objetiva proporcionar conhecimento de qualidade aos discentes com impacto na educação, ciência e tecnologia.
  • O PPGFisio objetiva desenvolver competências em estratégias metodológicas aplicáveis à pesquisa científica, assim como a estudos sistemáticos e clínicos na área da Fisioterapia e Funcionalidade.
  • O PPGFisio objetiva a formação de profissionais com prática respaldada em evidência científica e interdisciplinaridade.
  • O PPGFisio objetiva desenvolver as profissões da Fisioterapia e Educação Física, por meio da inovação e/ou aperfeiçoamento de métodos de avaliação e intervenção nos diferentes ciclos de vida.

Perfil do egresso:

• O profissional formado pelo Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia e Funcionalidade (PPGFisio) terá competência e habilidade de desenvolver atividades de ensino e pesquisa com uma práxis humanizada, crítica, resolutiva e baseada em evidências.
  • O profissional formado terá o domínio da utilização de estratégias metodológicas aplicáveis à pesquisa na área de concentração e linhas de pesquisa do programa, com produtos em pesquisa inovadores e com impacto na sociedade no campo da Fisioterapia e Funcionalidade.
  • O egresso será capaz de desenvolver atividades acadêmicas em cursos de graduação e pós-graduação, com visão crítica e reflexiva acerca da atuação profissional, além de estimular e divulgar a produção científica responsável e de qualidade, promovendo benefícios para a sociedade, sendo e formando agentes de mudanças sociais.
  • Os egressos com sólida formação básica e específica quanto aos aspectos pertinentes à Fisioterapia e Funcionalidade ampliarão a produção acadêmica e científica, estimulando o desenvolvimento de práticas seguras e resolutivas na atenção integral à saúde dos brasileiros nos ciclos da vida. Contempla ainda profissionais qualificados para atuação em áreas clínicas e de gestão fundamentados no modelo biopsicossocial com prática respaldada em ciência, inovação, cooperação e na relevância social.